Na Europa, os edifícios são responsáveis por cerca de 35% a 40% do consumo global de energia. Uma fatia muito relevante que justifica o investimento em medidas que aumentem a eficiência energética dos edifícios e, simultaneamente, tenham impacto positivo no conforto dos utilizadores.
Neste contexto, ao longo do artigo publicado na revista Novoperfil, os especialistas Henriqueta Teixeira, Maria da Glória Gomes, António Moret Rodrigues (CERIS, DECivil, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa) abordam a temática das soluções de controlo solar nos edifícios.
Nesta publicação sublinham a existência de “uma grande variedade de soluções de controlo solar passíveis de serem instaladas nas fachadas dos edifícios, desde a sua integração no próprio envidraçado até à utilização de sistemas independentes, devendo a sua escolha obedecer a critérios que contemplem, a par do investimento monetário e efeito estético que criam, a contribuição que têm no conforto interior e desempenho térmico e energético dos edifícios.”
Entre essas soluções encontram-se:
Clique aqui para ler o artigo completo e saber mais sobre estas soluções de controlo solar em edifícios.